Followers

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Empresas do Lote 25 param os trabalhos de duplicação na BR-101 Sul em Santa Catarina

Terceirizadas dizem que não recebem dinheiro do consórcio contratante há seis meses



Os problemas envolvendo o Lote 25 na duplicação da BR-101 entre Laguna e Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, parecem não ter fim. Entre agosto e setembro, o consórcio responsável por esse trecho ficou um mês sem trabalhar por causa de dificuldades financeiras. Agora, duas empresas terceirizadas decidiram parar. O motivo, segundo os diretores, é que eles estão há seis meses sem receber dinheiro do contratante.

Esse novo recesso envolve mais de 50 operários e dezenas de máquinas de duas empresas terceirizadas pelo consórcio Blokos-Araguaia-Emparsanco que atuam principalmente na terraplanagem e construção de cinco elevados no trecho entre os dois municípios.

Todo o pessoal, entre funcionários e patrões, ficou nesta quarta-feira no canteiro de obras do elevado, que passa pela localidade de Km 37, em Laguna.

— Estamos há seis meses sem receber dinheiro. As duas empresas juntas esperam receber cerca de R$ 1 milhão e, do jeito que está, ninguém voltará a trabalhar — afirma o empresário Amilton Lemos.

A greve das duas empresas não paralisa completamente as obras no Lote 25, já que o consórcio responsável pelo trecho conta com outros funcionários e máquinas, mas o movimento nas frentes de trabalho caiu em mais de 80%. Quase nada foi feito nesta quarta-feira nos elevados das localidades de Km 37, Estiva, Santiago e Vila Flor, além do acesso a Capivari de Baixo, onde o viaduto sequer começou a ser construído.

Os empresários afirmam que só irão retomar os serviços quando receberem pelo menos 50% dos valores devidos pelo consórcio contratante. O gerente administrativo do consórcio, Reinaldo Gualtieri, reconhece que existem pagamentos pendentes, mas discorda sobre os valores devidos e prazos informados pelas empresas terceirizadas.

— Fizemos alguns pagamentos recentemente e outros valores serão pagos nos próximos meses, mas o que nos atrapalhou muito nos últimos dias foi a greve dos bancos. Estamos em dificuldades sim, mas estamos equacionando esses problemas. Esperamos que todos voltem ao trabalho para que possamos nos entender — ressalta Gualtieri.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, por meio da assessoria de imprensa, que todos os pagamentos repassados ao consórcio estão em dias e que espera por um acordo entre as duas partes envolvidas nessa questão sem a necessidade de uma intervenção.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design By Orkut Blogger Template designed by Anshul